Ciência e Tecnologia




"Marie Curie, Emmy Noether, Rosalind Franklin... São muitos os exemplos de mulheres que revolucionaram a ciência, mesmo sendo minoria dentre pesquisadores nesta área. Desde pequena, fui inspirada pelos meus pais. Assistia à minha mãe, uma mulher forte e competente, fazendo pesquisa inovadora. Tanto ela quanto meu pai sempre me encorajaram na ciência. Eles me faziam sentir que eu poderia fazer tudo o que quisesse", disse à BBC Brasil.
Segundo ela, a comunidade científica deveria se empenhar em buscar contribuição das mais diversas para incluir melhor aqueles que, diferentemente dela, não tiveram esse incentivo em casa. "A ciência se beneficia enormemente quando todos, independentemente de seu sexo ou origem, têm a oportunidade de contribuir e de participar do avanço científico - para toda menina e mulher e para meninos também!", acrescentou.
O campo no qual a brasileira atua promete revolucionar a compreensão da Ciência sobre o mundo.




"Esses computadores quânticos também podem funcionar como simuladores - para, por exemplo, simular a interação de átomos em um sólido - e podem assim ser usados para estudar fenômenos físicos que não são bem entendidos".
Após mais de 10 anos fora do Brasil, questionada se voltaria para trabalhar em sua área no país, ela responde apenas, por e-mail: "Sim! :)"

 INOVAÇÕES RECENTES EM MICRO COMPUTADORES. DISCOS RÍGIDOS mSATA, HIBRIDOS, SSD, CONEXÃO THUNDERBOLT etc...

A indústria não para de apresentar inovações para que possamos sempre gastar mais, além de fabricar componentes que parecem ter um tempo de vida útil ao final do qual certamente apresentarão pane forçando-nos a comprar novos componentes.


Recentemente comprei uma placa mãe que não tem um ano ainda. Essa placa mãe parou de fornecer vídeo. Provávelmente isso me traga o aborrecimento de ter que procurar a nota fiscal para requerer a garantia. Uma chateação. 

Isso acontece muito mais frequentemente com certos fabricantes. Não acontece frequentemente com as placas mãe INTEL. Não é a toa que a INTEL dá 3 anos de garantia nos seus produtos, e eu tenho placas Intel funcionando com 10 anos de uso. Atualmente é minha preferida.

Ainda admito comprar também a marca ASUS, embora no passado a ASUS tivesse essa mesma linha, ou seja dava defeito depois de um curto espaço de tempo, porém mais recentemente compramos uma placa ASUS que já está por aqui a uns 6 anos funcionando perfeitamente, portanto parece-nos que a ASUS corrigiu essa sua postura, talvez em face da concorrência da Intel.


Entretanto alguém que queira hoje enveredar pela montagem de um computador irá se deparar com algumas inovações ainda não totalmente conhecidas pela maioria da população não tão familiarizada com as inovações tecnológicas, e por isso aqui estaremos trazendo essas novidades para conhecimento do público leigo.

INOVAÇÕES EM DISCOS RÍGIDOS ou HARD DISKS MAIS POPULARMENTE CONHECIDOS COMO HD.

Três  tipos de HDs chegaram ao mercado. e trouxeram consigo modificações também nas placas mãe e nos suportes a esses equipamentos.

Trata-se dos SSDs já conhecidos de longa data, porém um pouco proibitivos devido ao seu preço mais avantajado. Entretanto hoje tiveram devido a sua popularização uma expressiva redução de preços.

Os SSDs são discos rígidos que não se utilizam de partes móveis como os HDs convencionais, mas são formados por unidades de memória que evidentemente são muito mais rápidas. Enquanto os HDs medem a sua velocidade de acesso em milisegundos, as unidades de memória medem sua velocidade em micro segundos. Isso torna os SSDs muito mais rápidos. Chegam a ser 10 vezes mais rápidos do que os HDs convencionais. 

Essa é a sua principal vantagem, mas existem inúmeras desvantagens e algumas vantagens extras em relação ao HD convencional. A mais notória é o tamanho de armazenamento. HDs tipo SSD tem normalmente pouco espaço de armazenamento, e para que tenham maior espaço de armazenamento necessitam aumentar muito o preço. São portanto utilizados normalmente para que neles se instale o sistema operacional tendo em vista que isso irá propiciar uma melhora significativa de performance do micro computador.

Entretanto esses dispositivos (os SSD) precisam de uma série de ajustes no sistema operacional para que funcionem adequadamente. Eles não podem ficar lendo e escrevendo dados o tempo todo porque tem um número limitado de escritas e leitura, ao final do qual irão apresentar problemas, portanto não podem ser configurados como um HD convencional porque esses dispositivos por padrão ficam o tempo todo lendo e escrevendo dados em razão de processos de desfragmentação naturais do sistema operacional. 

Não é raro perceber que o led do HD não para de piscar mesmo que nada esteja sendo feito com o computador. Para isso existem alguns programas que fazem o ajuste do SSD automaticamente, e também procedimentos. Um deles é o SSD FRESH.

Veja algumas das coisas que o SSD FRESH faz.

  • Ajustar o sistema para o SSD
    SSD fresh se adequa ao seu sistema Windows para o uso de um SSD.
  • Evite o acesso de gravação
    SSD fresh reduz o número de operações de leitura e gravação e, portanto, aumenta a vida útil da unidade.
  • Aumente o desempenho
    Ao desativar os serviços desnecessários também o desempenho do sistema é aumentada.

Os SSDs são também pequenos (2,5") e do tamanho de HDs de Notebooks, e precisam de adaptadores para serem adaptados para as baias de HDs (3,5") convencionais.

Uma outra providência que normalmente se usa é retirar do SSD todo e qualquer arquivo de dados que normalmente é acoplado ao sistema operacional. DADOS devem ser guardados no HD convencional, principalmente se são acessados frequentemente, e também por causa do exíguo espaço desses.

Para se fazer esse tipo de otimização, clica-se com o botão direito do mouse nas pastas que normalmente são acopladas aos "documentos" como "imagens", "downloads", "vídeos" etc... escolhe-se a opção "PROPRIEDADES"/ "LOCAL" e faz-se a opção de mudança de local para um disco rígido do computador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Virtual Publicity